Barriga estufada, rosto, cheio, seios aumentados, pernas e pés inchados, ganho de peso. Estes são alguns sinais da retenção de líquidos.
A retenção de líquidos geralmente é comum em períodos como a gravidez, menopausa e TPM, mas quando estes sinais tornam-se frequentes merece uma atenção especial, já que vários fatores podem desencadear este quadro.
As causas podem variar desde uma alimentação inadequada ou alguns medicamentos como: anticoncepcionais, cortisona e alguns anti-inflamatórios, como também algumas doenças que merecem ser investigadas: hipertensão, doenças vasculares, doenças da tireoide, processos inflamatórios, alterações renais, cardíacas e hepáticas, entre outras.
Além destas causas, o sedentarismo e a constipação intestinal agravam ainda mais os sintomas.
Antes de evitar a retenção de líquidos, o ideal é descobrir a sua causa. Se for devido ao anticoncepcional ou outros medicamentos, peça ao seu médico a substituição.
Se os inchaços ocorrerem no período Pré-Menstrual, solicite ao seu médico um tratamento para controle da Tensão Pré Menstrual.
Cuidar da alimentação e ingerir bastante água são os primeiros passos para evitar o acúmulo de líquidos e auxiliar na desintoxicação corporal. Muita atenção com alguns alimentos como: refrigerantes, conservas, café, chá preto e mate, salgados, embutidos, doces e sódio em excesso; que aumentam a desidratação e fazem com que o corpo retenha mais líquido.
Os exercícios físicos são ótimas medidas preventivas e curativas. Eles estimulam a circulação sanguínea e ainda contribui para a eliminação dos líquidos.
A drenagem linfática é uma técnica de massagem altamente eficaz para eliminar o excesso de líquidos do corpo. Ela estimula a circulação sanguínea, distribui os líquidos presos entre as células e contribui para que sejam eliminados facilmente pelo corpo.
Mas este procedimento necessita ser realizado por um profissional habilitado. É necessário entender a técnica e conhecer as suas contraindicações.
O Neo Studio possui profissionais especializados para orientar e realizar com segurança a drenagem linfática.