Como proteger a pele contra as manchas causadas pelo sol

Como proteger a pele contra as manchas causadas pelo sol

Curtir o calor do sol e ainda aproveitar para ter um belo bronzeado, é o que muitas mulheres esperam para este verão. Mas o que não deve ser esquecido, são os cuidados que esta época exige.
Os raios solares em excesso, além de causar doenças como o câncer de pele, a desidratação e o envelhecimento precoce, podem resultar no aparecimento de algumas manchas indesejáveis e muitas vezes irreversíveis. As manchas mais comuns são: as melanoses, estas possuem um formato arredondado, bem delimitado e acastanhado; e o melasma, com formato irregular, tamanho maior e com tonalidade castanho escuro, muito comum o seu aparecimento nas maçãs do rosto, dorso das mãos, braços, colo e ombros.
Alguns fatores como: a genética, o uso de cosméticos e contraceptivos hormonais, agravam ainda mais o problema. Portanto, para evitar o aparecimento das indesejáveis manchas na pele, alguns cuidados são fundamentais:

Horário
Evite a exposição solar no perí­odo das 10h às 16h. Neste horário, os raios solares estão mais intensos e os riscos de queimaduras graves é maior.

Filtro Solar
Talvez você não note a diferença dele no momento, mas a sua pele e a sua saúde vai notar com o passar dos anos. Use e abuse do filtro solar em todo o corpo. O fator deve ser no máximo 30. Aplique uma camada 30 minutos antes da exposição solar e reaplique a cada 2 horas ou antes, se você suar ou molhar. Muito se engana, quem pensa que o filtro soltar só deve ser utilizado na praia. O ideal é utilizá-lo diariamente, mesmo na cidade, neste caso, retoque a cada 4 horas.

Proteja-se
Use chapéu para proteger o couro cabeludo e o rosto. Opte por àqueles com abas largas que oferecem sombra ao rosto. Utilize também óculos solar com proteção UV.

Hidrate
No verão a perda de líquidos é ainda maior. Portanto, beba muito lí­quido, principalmente água. A ingestão de lí­quidos evita a insolação, a desidrataçao da pele e do corpo e ainda aumenta a imunidade e facilita a digestão.

Alimentação
O betacaroteno além de ajudar no bronzeamento da pele, ainda favorece a proteção contra os raios ultravioleta. Inclua em sua dieta alimentos a base desta substância como: tomate, cenoura, melancia, beterraba, pimentão vermelho. Esta substância também pode ser utilizada como tratamento para o envelhecimento solar.

Informe-se
Se você já tem manchas o cuidado é ainda maior. Suspenda a exposição solar e redobre a atenção para a aplicação do filtro solar. Informe com o seu médico caso tome algum contraceptivo hormonal ou esteja fazendo algum tratamento nesta época.

O Neo Studio possui tratamentos especí­ficos para manchas de pele como: o Pelling e o Lazer que promovem a renovação celular e estimulam a produção de melanina. Converse com nossos profissionais. Eles orientarão sobre todos os cuidados necessários e o procedimento específico para a sua pele.

Até a próxima