Você compra os melhores produtos, escolhe as melhores marcas e todo más alterna o tipo de shampoo. Mas parece que nenhum identifica com o seu cabelo. O que pode estar acontecendo? Você está escolhendo o shampoo errado!

Muito se engana quem pensa que o shampoo, é somente para lavar e hidratar os cabelos. Cada shampoo exerce uma função importante nos fios, e isto, muitas vezes determina a qualidade e a saúde das madeixas.

Por isto, antes de optar pela marca do momento ou dos comerciais de TV, é importante analisar o seu fio, e escolher o shampoo certo para ele. O Neo Studio separou algumas dicas para você não errar na escolha do shampoo:

 

Shampoo não muda o cabelo

Muitas mulheres utilizam um shampoo para cabelos lisos na esperança de alisar os seus fios cacheados. Nenhum shampoo muda a forma dos fios. Eles apenas hidratam e limpam. Para mudar a sua forma, somente com quí­micas especí­ficas.

 

Tipo certo

A classificação: seco, misto, oleoso ou normal interfere diretamente na estrutura dos fios, devido à  quantidade de componentes hidratantes. Neste aspecto é importante saber bem o tipo de cabelo para não prejudicá-lo. Se você usa um shampoo para cabelos secos em um cabelo oleoso, isto aumentará o triplo a sua oleosidade. E se você usa um shampoo de cabelos oleosos em um cabelo seco, há grandes chances dos fios ressecarem.

 

Fórmula

Sempre se atente a sua composição para saber os tipos de ingredientes necessários para os seus fios. Shampoos á  base de silicones são tensoativos e proporcionam um filme protetor para os cabelos, principalmente para quem utiliza frequentemente secador e chapinha. Mas é importante que ele contenha outros aminoácidos para nutrir a fibra capilar como (lisina, argina, cistina, cisteâ­na, histina, queratina); estes também sãoo indicados para quem fez procedimentos químicos como progressivas e coloração. O pantenol também é indicado, pois retém a água dentro da cutícula, evitando assim o seu ressecamento.

 

Sal e PH

Os shampoos com sal possuem a fama de ressecar e prejudicar os fios. Mas a sua concentração, apenas aumenta a formação de espuma e consequentemente a limpeza, sem danificar ou agredir os cabelos. Neste caso, o que deve ser realmente analisado é o PH do shampoo. Prefira shampoos ácidos com o PH balanceado (entre 4,5 e 5,0) que são compatíveis com o PH dos cabelos e não alteram o seu estado natural.

 

Shampoo desamarelador

São específicos para os cabelos: brancos, louros ou com mechas e grisalhos. Eles evitam a oxidação do cabelo e neutralizam o amarelo, preservando a cor natural dos fios. Este tipo de shampoo deve ser utilizado apenas uma vez por semana para não manchar ou ressecar os cabelos.

 

Shampoos transparentes, perolados e anti-resíduos

Os shampoos transparentes e não incolor, são indicados para quem possui os cabelos mais oleosos pois possuem menos condicionantes. Os perolados são mais hidratantes e promovem uma limpeza suave aos fios; já os anti-resí­duos possuem um PH alcalino e abrem as cutí­culas dos fios para uma limpeza profunda. Indicado para receber tratamentos como: hidratações e escovas progressivas. Mas atenção: ele deve ser utilizado no máximo a cada 15 dias para não ressecar, desbotar os fios ou retirar os procedimentos químicos.

 

Shampoos com óleos

Estes são ótimos para selar e reparar as cutí­culas dos fios, evitando as pontas duplas e o seu ressecamento; além de deixá-los macios, disciplinados, sem frizz e menos rebeldes. Mas atenção: evite usá-los se você possui a raiz oleosa, e não utilize diariamente, pois com o tempo, os fios tendem a ficar oleosos e pesados.

 

Couro cabeludo sensí­vel

Opte por produtos com uma formulação suave como: os shampoos próprios para bebês ou com extratos naturais: jaborandi, aloevera, alecrim. Mas não se esqueça de condicionar as pontas, evitando o contato com a raiz.

 

Homens e mulheres

Os shampoos para homens devem ser diferentes para as mulheres. Os homens apresentam o couro cabeludo mais oleoso e são mais propensos ao desenvolvimento da caspa. Por isto eles devem utilizar um shampoo especí­fico.

 

plugins premium WordPress