Presente na rotina de várias mulheres, a esfoliação é a técnica que retira as células mortas da pele por meio da aplicação de ingredientes esfoliantes. A esfoliação regenera e deixa a pele limpa, mais lisa, macia, uniforme e pronta para receber e absorver outros cosméticos como: hidratantes, cremes anti-idade, anticelulite, antiflacidez, antiacnes, além de estimular a produção de colágeno.

A esfoliação deve ser realizada em todo o corpo e seguida de hidratação. No verão, este procedimento uniformiza a pele e evita: manchas, cravos e espinhas. O ideal é que seja realizada durante o banho, pois a água facilita a remoção das células mortas. Os movimentos devem ser suaves para não machucar e agredir a pele.

Peles muito oleosas podem ser esfoliadas até duas vezes por semana. Pele seca ou com acnes devem ser esfoliadas a cada 15 dias e peles normais o processo pode ser realizado semanalmente. Este prazo deve ser respeitado, pois o excesso de esfoliação pode causar alergias, microtraumas, irritação e ressecamento. Nas peles que necessitam de uma esfoliação mais profunda, como o peeling, procure por um profissional especializado para aplicar o produto certo e realizar o procedimento de maneira que não agrida ou cause alergias à pele.

A esfoliação é contraindicada em casos de: acne inflamatória, pele queimada do sol, psoríase e vitiligo, ou em peles muito sensíveis ou ressecadas.
Para cada parte do corpo, existe um produto específico. Para, cotovelos e joelhos tendem a ficar mais ressecados e ásperos, necessitando de uma esfoliação mais profunda e maior hidratação. Os esfoliantes para estas partes contém ingredientes mais abrasivos. Para o corpo, a esfoliação ajuda no aumento da circulação, diminui a celulite e pode ser realizada juntamente com uma bucha vegetal. No rosto o esfoliante deve ser específico para a face, pois possuem menos grânulos em sua composição e são mais suaves.

Existem no mercado dois tipos de esfoliantes: físicos e químicos. Os esfoliantes físicos agem de forma mecânica (com atrito) na camada mais superficial da pele. Já os esfoliantes químicos contém em sua composição substâncias químicas como: ácido glicílico, salicílico ou retinoico e agem nas camadas mais profundas da pele, promovendo a regeneração celular e removendo as células mortas através da ação dos ácidos.

Sempre que for realizar uma esfoliação, procure sempre por um profissional especializado. Para cada tipo de pele existe uma técnica e um produto adequado, por isto: não faça o procedimento com produtos desconhecidos e que poderão irritar a sua pele. O Neo Studio possui profissionais qualificados e produtos de ótima qualidade para limpar, uniformizar e regenerar a sua pele.

plugins premium WordPress